sábado, 12 de janeiro de 2013

A(d/n)otado #2

«Sonha com o dia em que a queda do feitiço do best-seller dê lugar ao reaparecimento do leitor com talento e que se retomem os termos do contraro moral entre autor e público. Sonha com o dia em que os editores literários possam respirar de novo, aqueles que se mortificam por um leitor activo, por um leitor suficientemente aberto para comprar um livro e permitir na sua mente o desenho de uma consciência radicalmente diferente da sua própria. Acredita que, se se exige tanto talento a um editor literário ou a um escritor, deve-se exigi-lo também ao leitor. Porque não devemos enganar-nos: a viagem da leitura passa, muitas vezes, por terrenos difíceis que exigem capacidade de emoção inteligente, vontade de compreender o outro e de se aproximar de uma linguagem distinta das nossas tiranias quotidianas. (...) São tão necessárias as mesmas habilidades para escrever como para ler. Os escritores desiludem os leitores, mas também acontece o reverso e os leitores desiludem os escritores quando só procuram nestes a confirmação de que o mundo é como eles o vêem...»
 
Enrique Vila-Matas, em Dublinesca

5 comentários:

  1. Acabei de assistir a todos os seus vídeos, em sequência. Li todo seu blog. Quero mais! :-) Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó, muito obrigada pelo carinho :)
      Prometo que haverá mais, tanto no blog como no vlog :)

      Eliminar
  2. Concordo com tudo o que está escrito nesta citação.

    Ah quanto aos vídeos, quando é que vamos ver os teus livros na estante, um bookshelf tour? :D

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, confesso que bookshelf tour não está nos meus planos. Mas, quem sabe, talvez um dia :)

      Eliminar
  3. Eu já tinha percebido isso, mas como vi no goodreads que te sugeriram que fizesses os vídeos em frente à estante, lembrei-me de perguntar se ias fazer alguma coisa para os mostrares :)

    Joana

    ResponderEliminar

website statistics