Numa altura em que Luanda é a pista de aterragem para tantos emigrantes portugueses, é essencial que este livro faça parte da mesinha de cabeceira de todos eles. Ler Os Transparentes é como espreitar por uma janela e ver Luanda inteira. Mais do que isso, a cada página o leitor é absorvido pela cidade e convidado a ver através dos olhos de quem a ela pertence.
Encontraremos, claro, a história que todos conhecemos, de governantes corruptos que forçam a miséria de cidadãos honestos («fui comendo cada vez menos para que os meus filhos pudessem comer o pouco que eu não comia») enquanto exploram e dividem entre si as muitas riquezas de uma terra que tem tudo. Mas o livro não nos deixa no abismo da história única, mostra-nos um povo alegre e desenrascado, que inventa negócios excêntricos e formas de sobreviver, rindo e dançando com a boa disposição que lhes permite esquecer o tanto que lhes tiraram e tiram todos os dias.
Vamos reencontrar personagens queridas de outros livros, mergulhar numa banda sonora escolhida criteriosamente, rir quase sempre, emocionar-nos algumas vezes. Tudo isto com a qualidade literária que já se espera de Ondjaki, mas num estilo menos fechado do que, por exemplo, em Quantas Madrugadas Tem a Noite.
Dos livros que li do autor, este foi o romance que teve mais espaço para ser romance.
Só não sei se concordo com a menção ao estilo de "Quantas madrugadas..." como fechado. Achei muitíssimo gostoso o modo como a leitura fica embriagada e me deixei levar com ela.
ResponderEliminarComo você, acredito que, por ora, Os Transparentes é "O" romance do Ondjaki.
Um beijo!
Eu adorei o "Quantas Madrugadas Tem a Noite", talvez continue a ser o meu preferido. O que eu quis dizer é que, a sua narração num estilo de linguagem mais coloquial cria mais dificuldades a um não luandense. Este livro é menos complicado nesse aspeto. Beijo :)
ResponderEliminarDele, por hora, li apenas o AvóDezanove e adorei! Quero mais e esse já entrou pra lista de queridos com pelo menos 3 estrelas, já que uma é a sua indicação, outra da Déa e por aí vai! ;o)
ResponderEliminarBeijinhos
Paty
Pati, aposto as minhas fichas todas em como vais gostar :)
EliminarBeijinhos!
Adorei o livro.
ResponderEliminarhttp://numadeletra.com/os-transparentes-de-ondjaki-50442
Boa :)
Eliminar